GASTagus

PROJETO INTERNACIONAL

O projeto Internacional é direcionado aos jovens com idades compreendidas entre 18 e 30 anos.

O projeto decorre num pólo universitário parceiro, que acolhe uma equipa de Orientação e um grupo de Voluntários. Este grupo embarca num processo ao qual chamamos Caminhada.

Quando existe mais de uma, cada caminhada funciona de forma independente, mas em sinergia com toda a estrutura da associação.

A CAMINHADA

A Caminhada estende-se durante durante 9 meses, entre dezembro e setembro, e assenta em cinco vertentes principais: Formação, Voluntariado Local, Momentos-Chave, Angariação de Fundos e Voluntariado Internacional.

FORMAÇÃO

Ao longo dos 7 meses que precedem a missão internacional, os voluntários marcam presença em formações semanais, que decorrem em cada caminhada no pólo correspondente.

Estas formações incidem sobre diversas temáticas atuais, em que são estimulados a pensar criticamente, iniciando um processo de descoberta, crescimento e transformação pessoal, e de preparação para embarcar no desafio da missão internacional.

MOMENTOS-CHAVE

Os momentos-chave são retiros pontuais de team-building e formação, em que os voluntários partem rumo ao desconhecido, e são desafiados a sair da sua zona de conforto.

voluntariado local

Porquê ajudar lá fora, antes de ajudar na nossa casa?

Os jovens fazem voluntariado em instituições locais, atuando diretamente com grupos vulneráveis da sociedade, como idosos, crianças, pessoas em situação sem-abrigo, entre outras!

Angariação de Fundos

O GASTagus não cria encargos, nem aos parceiros que recebem equipas no terreno nem aos voluntários que partem em missão. Um voluntário, para partir em missão, tem que, através do seu trabalho em equipa com os restantes voluntários, financiar a sua viagem.

Para isso os voluntários utilizam a sua criatividade e trabalham em conjunto, para realizar eventos junto das suas comunidades, e por Portugal fora, ao longo da caminhada.

Para isso os voluntários utilizam a sua criatividade e trabalham em conjunto, para realizar eventos junto das suas comunidades, e por Portugal fora, ao longo da caminhada.

missão internacional

Os voluntários partem, entre 25 de julho e 5 de setembro, para um projeto de voluntariado internacional, por um período de cerca de 30 dias.

São agrupados em equipas multidisciplinares, de 4 a 6 elementos, de acordo com as suas valências, e com as necessidades no terreno, identificadas pelos parceiros internacionais.

O GASTagus, atualmente, conta com parceiros no Brasil, Cabo-Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Princípe.

Por onde passámos

Sabe como te inscrever