GASTagus

GASTAGUS

O Grupo de Ação Social do Tagus – GASTagus, é uma associação juvenil, laica, com estatuto de Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), que desenvolve projetos de educação para a cidadania.

Acreditamos que através do voluntariado fomentamos nos jovens uma participação ativa, crítica e consciente na sociedade, perante um mundo onde os problemas sociais são complexos e prementes.

Este processo decorre em ambientes não formais de educação ao longo do ano, em que os voluntários integram um dos projetos, e se desafiam perante o desconhecido e, por vezes, fora da zona de conforto, desenvolvendo um leque variado de soft skills.

A NOSSA HISTÓRIA

O GASTagus foi fundando em 2008, por dois jovens universitários, Nuno Amarante e Nuno Cruz. Ambos antigos voluntários das Irmãs Doroteias que, regressando de uma experiência de voluntariado internacional em Angola, surge-lhes a vontade de poder oferecer a experiência de voluntariado internacional a um público jovem mais alargado.

Nasce assim o GASTagus, sob a premissa de uma organização laica – aberta a qualquer crença e credo, e de não exclusão sócio-económica, dado que todos os fundos necessários para a concretização da missão são angariados em equipa pelos próprios voluntários. 

Em 2009, partem os primeiros 15 voluntários em missões de voluntariado internacional. Nos anos que se seguem, a associação cresce e evolui, fruto do trabalho de quem por aqui passou, e deixou a sua marca, contribuindo ainda, para alguns dos marcos mais importantes na nossa história.

MARCOS

2013

Prémio Montepio de Voluntariado Jovem

2014

Reconhecimento do estatuto de ONGD pelo Instituto Camões